ABC of the blues 40: huey 'piano' smith & frankie lee sims

posts relacionados
ABC of the blues

huey 'piano' smithHuey ‘Piano’ Smith (1934) foi importante na tradição do piano de New Orleans, Louisiana, seguindo os passos do Professor Longhair e Fats Domino para tomar seu lugar entre a elite da 'Crescent City', um dos apelidos para New Orleans, no gênero rhythm and blues que se originou na década de 40. Huey, no auge da sua carreira, sintetizou o R&B de New Orleans na sua forma mais divertida e irônica, como apresentada em sua clássica composição ‘Rockin' Pneumonia and the Boogie Woogie Flu’. Huey Smith nasceu em New Orleans, e escreveu sua primeira canção ‘Boogie Street Roberson’, nome da rua onde morava, quando tinha apenas oito anos, e tocou a melodia para um amigo. Com quinze anos começou a tocar em clubes com seu parceiro Eddie Jones, que ganhou fama como Guitar Slim. Aos dezoito anos assinou contrato com a ‘Savoy Records’, que lançou seu primeiro conhecido single, ‘You Made Me Cry’. No alvorecer dos anos 50, Smith apoiou os guitarristas Earl King e Guitar Slim, também nativos de New Orleans, e rapidamente se tornou um pianista popular, participando de gravações da nata do R&B como Smiley Lewis e Lloyd Price. Duas das sessões resultaram nos sucessos ‘Those Lonely Lonely Nights’ com Earl King e ‘I Hear You Knocking’ com Smiley Lewis. Aos 21 anos se tornou o pianista da primeira banda de Little Richard gravando para a ‘Specialty Records’.

Em 1957, formou o ‘'Huey 'Piano' Smith and the Clowns' com o vocalista imitador de voz feminina Bobby Marchan, e assinou um contrato de longo prazo com o produtor Johnny Vincent da ‘Ace Records’ e ‘Rockin' Pneumonia and the Boogie Woogie Flu’ tornou-se um hit e um clássico do rock apesar do boicote dos programadores brancos das rádios. No ano seguinte, Smith teve seus maiores sucessos ‘Don't You Just Know It’ e ‘High Blood Pressure’ nas paradas. Bobby Marchan deixou o grupo, depois do ‘There Is Something on Your Mind’ em 1960, e foi substituído pela cantora Gerry Hall e o vocalista masculino Curley Moore. Smith mudou brevemente para outra a gravadora ‘Imperial’, mas logo voltou para 'Ace' para um último single em 1962, ‘Pop Eye’ e excursionou durante a década não só com ‘The Clowns’, mas também com o grupo alternativo ‘The Hueys and the Pitter Pats’. Incapaz de retornar às paradas de sucesso, ele finalmente foi convertido para a seita Testemunhas de Jeová e deixou a música para sempre.

frankie lee simsFrankie Lee Sims (1917-1970) foi um membro leal do tradicional blues do Texas do final dos anos 40 e início dos anos 50, um guitarrista que desenvolveu um estilo todo próprio de tocar guitarra que aprendeu quando tinha 12 anos de idade com o guitarrista Little Hat Jones, quando deixou a sua terra natal, Nova Orleans e foi para o Texas. No final de 1941, se alistou como fuzileiro naval. Após a Segunda Guerra Mundial acabou tocando em salões de danças e clubes ao redor de Dallas quando cruzou com T-Bone Walker e Smokey Hogg. Seu primeiro disco foi gravado em 1948 e lançou nove singles durante sua carreira, um dos quais ‘Lucy Mae Blues’ de 1953 foi um sucesso regional. Dois álbuns de compilação de sua obra foram lançados postumamente. Ele era sobrinho do cantor de blues Alger ‘Texas’ Alexander e primo do guitarrista texano Lightnin’ Hopkins e se apresentou, além deles, com vários outros músicos de blues de destaque, incluindo T-Bone Walker, Curtis King e Albert Collins. Em 1957 gravou várias músicas, incluindo as clássicas ‘Walking with Frankie’ e ‘She Likes to Boogie Real Low’. No início de 1960 seu primo Lightnin’ Hopkins reavivou a carreira com folk-blues, mas Sims desapareceu na obscuridade. Em 1969, o historiador de blues Chris Strachwitz convidou Sims para gravar em sua etiqueta ‘Arhoolie’, mas o guitarrista morreu logo depois em Dallas com 53 anos de idade. A causa da morte foi pneumonia causada por sua saúde precária devido à bebida. Junto com Lightnin’ Hopkins e Lil' Son Jackson, Frankie Lee Sims é considerado como um dos grandes nomes do blues country do pós-guerra do Texas.


Tracklist
01. Huey 'Piano' Smith - Rockin' Pneumonia...
02. Huey 'Piano' Smith - Little Chickee Wah Wah
03. Huey 'Piano' Smith - Hush Your Mouth
04. Huey 'Piano' Smith - Don't You Know Yockomo
05. Huey 'Piano' Smith - Havin' a Good Time
06. Huey 'Piano' Smith - Beatnik Blues
07. Huey 'Piano' Smith - Well I'll Be John Brown
08. Huey 'Piano' Smith - Everybody's Wailin'
09. Huey 'Piano' Smith - Mean Mean Mean
10. Huey 'Piano' Smith - Little Liza Jane
11. Frankie Lee Sims - Lucy Mae Blues
12. Frankie Lee Sims - Long Gone
13. Frankie Lee Sims - Jelly Roll Baker
14. Frankie Lee Sims - I Done Talked and I Done Talked
15. Frankie Lee Sims - Cryin' Won't Help You
16. Frankie Lee Sims - Don't Take It Out on Me
17. Frankie Lee Sims - Raggedy and Dirty
18. Frankie Lee Sims - Frankie's Blues
19. Frankie Lee Sims - Married Woman
20. Frankie Lee Sims - Lucy Mae Blues Pt. 2



ABC of the blues volume 40

parte I    parte II



2 comentários:

Anonymous disse...

second part of the link is dead my friend.
can u fix it pls.?

mara* disse...

OK. Fixed. Thank you.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...