the band

the bandEntre 1968 e 1975, ‘The Band’ foi um dos grupos de rock mais populares e influentes do mundo, sua música foi abraçada pela crítica e, em grau menor, pelo público. E seus álbuns foram analisados e revistos tão intensamente quanto os registros do seu mentor Bob Dylan. Embora a banda tenha se aposentado depois do concerto ‘The Last Waltz’ e dissolvida alguns anos mais tarde, seu legado prosperou durante décadas, perpetuado por carreiras solos. A história do grupo remonta a 1958, quando o cantor de rockabilly, Ronnie Hawkins, nascido em Arkansas resolveu por uma carreira de verdade e montou uma banda de apoio, 'The Hawks', que incluia seu companheiro da mesma cidade, Levon Helm, que tocava bateria e um pouco de guitarra. ‘Ronnie Hawkins & The Hawks’ faziam shows em Ontário, Canadá, onde a recepção era melhor e mais rentável. Quando o pianista Willard Jones deixou o grupo um ano depois, Hawkins começou a observar alguns dos talentos da música de Toronto e convidou o tecladista Scott Cushnie para aderir ao ‘The Hawks’. Cushnie só iria se Robbie Robertson, com quem tocava, fosse junto. Depois de alguma resistência Hawkins aceitou, e Robertson entrou como baixista, substituindo Jimmy Evans. Mudanças no lineup ocorreram ao longo dos próximos anos, com Robbie Robertson mudando para guitarra e Rick Danko veio para o baixo em 1961, seguido por Richard Manuel no piano e backing vocals. Logo depois, Garth Hudson, um músico de formação clássica que sabia ler música, tornou-se a última peça do quebra-cabeça como organista.

De 1959 a 1963, 'Ronnie Hawkins & The Hawks’ foram os mais badalados na cena do rock'n'roll. Hawkins era a resposta de Toronto para Elvis Presley, e ele permaneceu fiel ao rock’n’roll, mesmo depois que Elvis suavizou o seu som. Em 1962, John Hammond Jr., considerado hoje, uma lenda viva do blues, e por muitos o representante do delta blues mais importante desde Robert Johnson, conheceu ‘Ronnie Hawkins & The Hawks’ em Toronto. A banda costumava ir a New York e a convite de John Hammond, que estava começando a carreira, fizeram uma sessão com ele e também com outros músicos como Michael Bloomfield e Charlie Musselwhite. Outras gravações seguiram, e essas séries de sessões levaram o grupo a ser apresentado a Bob Dylan. A mistura de personalidades dentro da banda funcionava e como os novos membros eram todos canadenses, Hawkins perdeu o controle do grupo. Finalmente se separaram 1963, devido à arrogante personalidade do cantor e a banda decidiu ficar junto com o seu membro mais velho, Levon Helm, e o ‘The Hawks’ foi renomeado como ‘Canadian Squires’.

    Canadian Squires

'Ronnie Hawkins & The Hawks’ (1960) | 'Canadian Squires' (1963)

Em 1964, adotaram o nome ‘The Levon Helm Sextet’, sendo o sexto integrante o saxofonista Jerry Penfound, e posteriormente, com a saída de Penfound, ‘Levon & The Hawks’. Quinteto novamente, o grupo foi recrutado por Bob Dylan para uma turnê pelos EUA em 1965 e outra mundial em 1966. E fizeram parte de uma série de gravações, mais tarde conhecidas como ‘The Basement Tapes’. Com Dylan não foi sempre uma colaboração fácil. Em seus cinco anos de apoio a Ronnie Hawkins, o grupo havia tocado rock’n’roll, fortemente influenciados pelo som da 'Chess Records' em Chicago e da 'Sun Records' em Memphis. Além disso, eles aprenderam a tocar com força diante de audiências que estavam interessadas em dançar e divertir-se. Agora eles tinham Dylan tocando música popular e para multidões que os rejeitavam, e o grupo não estava acostumado a enfrentar as paixões da platéia folk. E Dylan gostava de fazer alterações quando se apresentava e por isso, o grupo, muitas vezes, tinha dificuldade em acompanhá-lo, pelo menos no início, depois a experiência tornou-os mais flexíveis no palco.

Levon & The Hawks    bob dylan & robbie robertson

'Levon & The Hawks' (1964) | Bob Dylan & Robbie Robertson (1965)

Finalmente, um contrato de gravação para o grupo foi garantido pelo próprio gerente de Dylan, Albert Grossman, da 'Capitol Records'. Por ser sempre ‘a banda’ de vários cantores, decidiram que o nome seria ‘The Band’ e seguiram carreira própria. E gravaram dois dos álbuns mais importantes do final dos anos 60: ‘Music from Big Pink’ em 1968, que contou com uma pintura de Bob Dylan em sua capa, refletia a crise do final dos anos 60, enfatizando a tragédia dos conflitos; e em 1969, o álbum ‘The Band’ que devido à cor marrom da capa, é chamado de ‘The Brown Album’, inspirado no ‘White Album’ dos Beatles. Com o tempo, ‘Music from Big Pink’ chegou a ser considerado como um divisor de águas na história do rock, que introduziu novos tons e abordagens para um gênero em constante evolução. Estes álbuns, elogiados pela crítica, ajudaram a conceber o country rock como algo mais do que um gênero, mas uma celebração da música norte-americana.

A reputação do grupo explodiu, além disso, eles começaram a escalada para fora da sombra de Bob Dylan, com composições próprias, quase todas de Robbie Robertson. Após o lançamento do segundo álbum, as coisas mudaram um pouco dentro do grupo. Em parte devido às pressões de turnês e as expectativas do público e da imprensa sobre Robbie Robertson, considerado um gênio. Em seu terceiro brilhante álbum, ‘Stage Fright’, a exaustão e pressões pessoais agigantaram-se. Além disso, a enorme quantidade de dinheiro ganho levou a casos de comportamento irresponsável de alguns membros que trocaram o uso casual da maconha por diversões químicas mais pesadas. E alguns ressentimentos privados também começaram a se manifestar, principalmente sobre o domínio de Robertson nas composições. No quarto álbum, ‘Cahoots’, o brilho da experimentação e da camaradagem tinha ido embora. No final de 1971, eles decidiram fazer uma pausa, e lançaram ‘Rock of Ages’, um disco ao vivo gravado durante a série de shows em New York em 1971.

the band    the band

'The Band' em frente a casa 'Big Pink’ onde Bob Dylan costumava hospedar-se (1968)

Até o final de 1974, a banda tinha gasto grande parte do que tinha construído a partir de seus primeiros quatro álbuns. ‘Northern Lights - Southern Cross’ lançado em 1975, foi um grande retorno e restaurou a reputação do grupo. Nesta mesma época, Levon Helm e Garth Hudson fizeram uma contribuição tardia para a história da ‘Chess Records’ com Muddy Waters, o álbum ‘Muddy Waters Woodstock Album’, embora ignorado na época por todos, foi o melhor álbum de Waters nos últimos anos. Mas, era tarde demais para salvar a banda, os membros estavam todos envolvidos em seus próprios interesses e vidas e o grupo parou de fazer turnês. Um último álbum, ‘Islands’, cumpriu o contrato do grupo e teve alguns momentos bons. O grupo marcou o fim de seus dias com o lançamento do filme ‘The Last Waltz’, dirigido por Martin Scorsese. Em 1993, a banda lançou 'Jericó', o seu primeiro álbum em 16 anos, que recebeu boas críticas. No entanto, a morte de Rick Danko em 1999, um dia após seu aniversário de 56 anos, pôs fim a qualquer versão de futuras atividades da banda.

‘A Musical History’ é uma antologia do grupo lançado pela 'Capitol Records' em 2005 e apresenta 111 faixas espalhadas pelos cinco CDs que abrangem a viagem do grupo de 1961 a 1977, de seus dias como banda de Ronnie Hawkins, com Bob Dylan e com vida própria, até o desmantelamento do grupo em 1976 e depois a retomada em 1983 sem o guitarrista fundador e principal compositor Robbie Robertson. O conjunto inclui destaques das várias etapas do grupo com gravações de estúdio e ao vivo.

the band - a musical history (2005)

A Musical History (2005)
CD 1    CD 2    CD 3    CD 4    CD 5

Tracklist: CD 1
01. Ronnie Hawkins & The Hawks - Who Do You Love?
02. Ronnie Hawkins & The Hawks - You Know I Love You (Stereo)
03. Ronnie Hawkins & The Hawks - Further On Up The Road (Stereo)
04. Ronnie Hawkins & The Hawks - Nineteen Years Old (Stereo)
05. Levon & The Hawks - Honky Tonk
06. Levon & The Hawks - Bacon Fat
07. Levon & The Hawks - Robbie's Blues
08. Canadian Squires - Leave Me Alone
09. Canadian Squires - Uh Uh Uh
10. Levon & The Hawks - He Don't Love You (And He'll Break Your Heart)
11. The Band - (I Want To Be) The Rainmaker (Song Sketch)
12. The Band - The Stones I Throw (Song Sketch)
13. Levon & The Hawks - The Stones I Throw (Will Free All Men)
14. Levon & The Hawks - Go Go Liza Jane
15. Bob Dylan - Can You Please Crawl Out Your Window? (Single Version)
16. Bob Dylan - Tell Me, Momma (Live 5/14/66, The Odeon, Liverpool)
17. Bob Dylan - Just Like Tom Thumb's Blues (Live 5/14/66, The Odeon, Liverpool)
18. The Band - Words And Numbers (Song Sketch)
19. The Band - You Don't Come Through (Song Sketch)
20. The Band - Beautiful Thing (Song Sketch)
21. The Band - Caledonia Mission (Song Sketch)
22. Bob Dylan & The Band - Odds And Ends (Stereo)
23. The Band - Ferdinand The Impostor
24. The Band - Ruben Ruben (Stereo)
25. The Band - Will The Circle Be Unbroken

Tracklist: CD 2
01. Katie's Been Gone
02. Ain't No More Cane On The Brazos
03. Bob Dylan & The Band - Don't Ya Tell Henry
04. Tears Of Rage
05. To Kindom Come (Full-Length Version)
06. In A Station
07. The Weight
08. We Can Talk
09. Long Black Veil
10. Chest Fever
11. Lonesome Suzie (Alternate Version)
12. This Wheel's On Fire
13. I Shall Be Released
14. Yazoo Street Scandal
15. Bob Dylan with The Band - I Ain't Got No Home (Live 1/20/68, Carnegie Hall, NYC)
16. Orange Juice Blues (Blues For Breakfast)
17. Baby Lou
18. Long Distance Operator
19. Key To The Highway
20. Bessie Smith

Tracklist: CD 3
01. Across The Great Divide
02. Rag Mama Rag
03. The Night They Drove Old Dixie Down
04. When You Awake
05. Up On Cripple Creek
06. Whispering Pines
07. King Harvest (Has Surely Come)
08. Get Up Jake
09. Jemima Surrender (Early Version)
10. Daniel And The Sacred Harp (Alternate Take)
11. Time To Kill
12. All La Glory (Early Version)
13. The Shape I'm In
14. Stage Freight
15. The Rumor
16. Slippin' & Slidin' (Live 7/5/70, The Festival Express Train Tour, Calgary, Canada)
17. Don't You Do It
18. Strawberry Wine (Live 6/2/71, Royal Albert Hall, London)
19. Rockin' Chair (Live 6/2/71, Royal Albert Hall, London)
20. Look Out Cleveland (Live 6/2/71, Royal Albert Hall, London)
21. 4% Pantomime

Tracklist: CD 4
01. Life Is A Carnival
02. When I Paint My Masterpiece
03. The Moon Struck One
04. The River Hymn
05. Don't Do It
06. Caledonia Mission
07. Smoke Signal
08. Unfaithful Servant
09. The W.S. Walcott Medicine Show
10. The Genetic Method
11. Chest Fever
12. (I Don't Want To Hang Up My) Rock 'N' Roll Shoes
13. Loving You (Is Sweeter Than Ever)
14. Endless Highway
15. Move Me (Song Sketch)
16. Two Piano Song
17. Mystery Train

Tracklist: CD 5
01. Ain't Got No Home
02. Share Your Love With Me
03. Didn't It Rain
04. Bob Dylan - Forever Young
05. Bob Dylan & The Band - Rainy Day Women (Live 2/13/74, The Forum, Inglewood, CA)
06. Bob Dylan - Highway 61 Revisited (Live 1/31/74, Madison Square Garden, NYC)
07. Ophelia
08. Acadian Driftwood
09. It Makes No Difference
10. Twilight (Song Sketch)
11. Christmas Must Be Tonight
12. The Saga Of Peptone Rouge
13. Livin' In A Dream
14. Forbidden Fruit (Live 9/18/76, The Palladium, NYC)
15. Home Cookin'
16. Out Of The Blue
17. The Band with Emmyloiu Harris - Evangeline
18. The Night They Drove Old Dixie Down (from The Last Waltz, Live 11/25/76, Winterland Palace, San Francisco, CA)
19. The Band with The Staples - The Weight

Com uma combinação distinta de country, rock, folk, música clássica, R&B e soul, ‘Music From Big Pink’, o primeiro álbum lançado pela banda no verão de 1968, fugiu do contexto da época, cuja palavra-chave era rebeldia, e falou sobre valores espirituais e da decadência das instituições. A recepção crítica inicial para o álbum foi positiva, e o fato de Bob Dylan co-escrever três canções atraiu também a atenção. O álbum apresenta a sua canção mais conhecida, ‘The Weight’ que ganhou popularidade, em parte devido à sua inclusão no filme ‘Easy Rider’, embora tenha sido omitida da trilha sonora devido a problemas de licenciamento. A versão cover da banda ‘Smith’ foi incluída na trilha sonora em seu lugar. O álbum foi gravado na 'Big Pink’, uma casa compartilhada por Rick Danko, Richard Manuel e Garth Hudson, no norte do estado de Nova York onde Bob Dylan hospedava-se para escrever canções e tocá-las em seu grande porão. Bob Dylan foi o responsável pela capa do álbum.

‘The Band’, é visto como um álbum conceitual, com músicas de Robbie Robertson, um estrangeiro (canadense) enfocando pessoas, lugares e tradições associadas com uma versão mais antiga da vida norte-americana, a do século XIX, narrando os dramas da conquista do Oeste e da Guerra Civil. Em 2009, o álbum foi preservado no Registro Nacional de gravação, por ser considerado cultural, histórica e esteticamente importante por refletir a vida nos Estados Unidos.

‘Stage Fright’ é o disco mais pessoal da banda. Um disco realista e sincero no qual Robertson narra a angústia diante do sucesso, do seu medo de palco, os conflitos da banda e seus demônios; Manuel já enfrentava problemas e não conseguia mais compor e Danko cada vez mais enterrado na heroína.

‘Northern Lights’ foi o último grande disco de estúdio e o início da despedida da banda. A canção ‘Acadian Drifwood’ é uma homenagem de Robertson à sua terra natal, o Canadá. ‘It Makes No Difference’ tem Danko em sua melhor interpretação, um bonito solo de Robertson e um sax arrasador de Hudson.

‘Rock of Ages: The Band in Concert’ é o quinto álbum, um disco ao vivo gravado durante a série de shows em New York em 1971, que combina vários de seus sucessos com covers de canções de Marvin Gaye e Chuck Willis com improvisação ao órgão de Garth Hudson. Algumas músicas contem instrumentos de sopro, seções especialmente compostas pela lenda de New Orleans, Alain Toussaint. No final do show, sem aviso, entra de surpresa Bob Dylan, que andava afastado dos palcos, para um encerramento com ‘Like a Rolling Stone’.

the band - music from big pink (1968) the band - the band (1969) the band - stage fright (1970) the band - nothern lights (1975) the band - rock of ages (1972)

Music From Big Pink (1968)

Tracklist
01. Tears of Rage 02. To Kingdom Come 03. In a Station 04. Caledonia Mission 05. Weight 06. We Can Talk 07. Long Black Veil 08. Chest Fever 09. Lonesome Suzie 10. This Wheel's On Fire 11. I Shall Be Released 12. Yazoo Street Scandal (bonus track) 13. Tears of Rage (bonus track) 14. Katie's Been Gone (bonus track) 15. If I Lose (bonus track) 16. Long Distance Operator (bonus track) 17. Lonesome Suzie (bonus track) 18. Orange Juice Blues (Blues for Breakfast) (bonus track) 19. Key to the Highway (bonus track) 20. Ferdinand the Imposter (bonus track)

The Band (1969)

Tracklist
01. Across the Great Divide 02. Rag Mama Rag 03. The Night They Drove Old Dixie Down 04. When You Awake 05. Up on Cripple Creek 06. Whispering Pines 07. Jemima Surrender 08. Rockin' Chair 09. Look out Cleveland 10. Jawbone 11. The Unfaithful Servant 12. King Harvest (Has Surely Come) 13. Get up Jake

Stage Fright (1970)

Tracklist
01. Strawberry Wine 02. Sleeping 03. Time to Kill 04. Just Another Whistle Stop 05. All La Glory 06. The Shape I'm In 07. The W.S. Walcott Medicine Show 08. Daniel and The Sacred Harp 09. Stage Fright 10. The Rumor 11. Daniel and The Sacred Harp (bonus track) 12. Time to Kill (bonus track) 13. The W.S. Walcott Medicine Show (bonus track) 14. Radio Commercial (bonus track)

Nothern Lights – Southern Cross (1975)

Tracklist
01. Forbidden Fruit 02. Hobo Jungle 03. Ophelia 04. Acadian Driftwood 05. Ring Your Bell 06. It Makes No Difference 07. Jupiter Hollow 08. Rags and Bones 09. Twilight (bonus track)10. Christmas Must Be Tonight (bonus track)

Rock of Ages (1972)
CD 1    CD 2

Tracklist: CD 1
01. Introduction 02. Don't Do It 03. King Harvest (Has Surely Come) 04. Caledonia Mission 05. Get up Jake 06. The W. S. Walcott Medicine Show 07. Stage Fright 08. The Night They Drove Old Dixie Down 09. Across The Great Divide 10. This Wheel's On Fire 11. Rag Mama Rag 12. The Weight 13. The Shape I'm In 14. Unfaithful Servant 15. Life Is a Carnival 16. The Genetic Method 17. Chest Fever" 18. (I Don't Want To) Hang Up My Rock and Roll Shoes

Tracklist: CD 2
01. Loving You Is Sweeter Than Ever 02. I Shall Be Released 03. Up on Cripple Creek 04. The Rumor 05. Rockin' Chair 06. Time to Kill 07. Down in the Flood (with Bob Dylan) 08. When I Paint My Masterpiece" (with Bob Dylan) 09. Don't Ya Tell Henry" (with Bob Dylan) 10. Like a Rolling Stone" (with Bob Dylan)

‘The Last Waltz’ foi um concerto de rock realizado pelo grupo em 1976 no 'Winterland Ballroom' em São Francisco, e foi divulgado como o final da ilustre carreira da banda. E durante o concerto o grupo se reuniu com vários convidados especiais, incluindo Paul Butterfield, Eric Clapton, Neil Diamond, Bob Dylan, Emmylou Harris, Ronnie Hawkins, Dr. John, Joni Mitchell, Van Morrison, Ringo Starr, Muddy Waters, Ronnie Wood e Neil Young. O evento foi filmado pelo cineasta Martin Scorsese e transformado em um documentário de mesmo nome, lançado em 1978.

the band - the last waltz (2002)

The Last Waltz (2002) (soundtrack)
CD 1    CD 2    CD 3    CD 4

Tracklist: CD 1
01. Theme from The Last Waltz (with Orchestra)
02. Up On Cripple Creek
03. The Shape I'm In
04. It Makes No Difference
05. Who Do You Love (with Ronnie Hawkins)
06. Life Is A Carnival
07. Such A Night (with David Bromberg & Dr. John)
08. The Weight
09. Down South In New Orleans (with Bobby Charles)
10. This Wheel's On Fire
11. Mystery Train (with Paul Butterfield)
12. Caldonia (with Muddy Waters)
13. Mannish Boy (with Muddy Waters)
14. Stagefright

Tracklist: CD 2
01. Rag Mama Rag
02. All Our Past Times (with Eric Clapton)
03. Further On Up The Road (with Eric Clapton)
04. Ophelia
05. Helpless (with Neil Young)
06. Four Strong Winds (with Neil Young)
07. Coyote (with Joni Mitchell)
08. Shadows And Light (with Joni Mitchell)
09. Furry Sings The Blues (with Joni Mitchell)
10. Acadian Driftwood
11. Dry Your Eyes (with Neil Diamond)
12. The W.S. Walcott Medicine Show
13. Tura Lura Lural (That's An Irish Lullaby) (with Van Morrison)
14. Caravan (with Van Morrison)

Tracklist: CD 3
01. The Night They Drove Old Dixie Down
02. The Genetic Method/Chest Fever (Excerpt From Movie Soundtrack)
03. Baby Let Me Follow You Down (with Bob Dylan)
04. Hazel (with Bob Dylan)
05. I Don't Believe You (She Acts Like We Never Have Met) (with Bob Dylan)
06. Forever Young (with Bob Dylan)
07. Baby Let Me Follow You Down (Reprise) (with Bob Dylan)
08. I Shall Be Released (Finale)
09. Jam #1
10. Jam #2
11. Don't Do It
12. Greensleeves (From Movie Soundtrack)

Tracklist: CD 4
01. The Well
02. Evangeline (with Emmylou Harris)
03. Out Of The Blue
04. The Weight (with The Staples)
05. The Last Waltz Refrain
06. Theme From The Last Waltz
07. King Harvest (Has Surely Come)
08. Tura Lura Lural (That's An Irish Lullaby) (with Van Morrison)
09. Caravan (with Van Morrison)
10. Such A Night (with David Bromberg & Dr. John)
11. Rag Mama Rag
12. Mad Waltz (Sketch Track For "The Well")
13. The Last Waltz Refrain (Instrumental Version)
14. The Last Waltz Theme (Sketch)

The Last Waltz (1978)
(trailer do documentário de Martin Scorsese)



3 comentários:

eneias disse...

Olá Mara.Esses dias decretei luto oficial em casa,passando sete dias ouvindo The Band de manhã até a noite,em homenagem ao grande Levon Helm,e nessa acabei "convertendo" minha filhota de dez anos,que virou fã dos velhinhos!Música de verdade 1 x 0 Pop descartável!Passando aqui,levo os discos que ainda não tinha,um abraço e muito obrigado.

mara* disse...

Olá Eneias! Infelizmente se foi, o eterno baterista do quinteto, Levon, o maior dos bateristas-cantores. Como vocalista era cheio de sentimento, como baterista um dos maiores que o rock conheceu. Imortal será como baterista-cantor, definitivo.

Eu também tive a missão de 'converter' os meus filhotes...rs...Desde pequenos, ouvem rock do bom, jazz e blues. O mais velho gosta dos três estilos, e toca gaita, o outro adora o heavy metal, tocou baixo e agora bateria. Foram salvos...rs...Meus ouvidos agradecem.

Ah! Os links sobre o documentário 'The Last Waltz' foram corrigidos.

Beijão na filhota, um abraço

sidney kiyoshi disse...

ooo muito obrigado mara, estava atraz do musical history e do last waltz (que pra mim foi "O" concerto), obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...