molly johnson

molly johnsonA diva canadense do jazz-blues-pop Molly Johnson é considerada uma das melhores vozes do seu país. É também uma voz que há muito merecia uma audiência maior. Molly Johnson começou a carreira como atriz infantil e recebeu formação na ‘National Ballet School of Canada’ e na ‘Banff School of Fine Arts’. Sua formação informal continuou por meio de apresentações em vários bares e salas de concerto. Molly, filha de uma mãe branca e um pai negro, é o mais novo membro da talentosa família Johnson, ela compartilha seus genes criativos com seu irmão, o ator e diretor Clark Johnson que fazia parte do elenco original da série de TV, ‘Homicide: Life on the Street’ e sua irmã Taborah, que também canta e aparece regularmente na CBC Television.

Com quinze anos, Molly foi vocalista de uma banda com o ridículo nome de ‘Chocolate Affair’. O grupo durou pouco mais de um ano. Em 1979 ‘Chocolate Affair’ foi seguido pelo grupo com o nome não menos ridículo de ‘Alta Moda’, um grupo de funcky rock formado por Molly e o guitarrista Norman Orenstein. ‘Alta Moda’ lançou um álbum auto-intitulado que apesar de ser rotulado pelos críticos como ‘funk americano genérico’ gerou o single ‘Julian’ que se tornou um hit. Em 1990 o núcleo do ‘Alta Moda’ se transformou no ‘The Infidels’ que tinha um som similar a ‘Alta Moda’, mas que foi um pouco mais bem-sucedido nas paradas. O lançamento do álbum auto-intitulado gerou dois hits, ‘100 Watt Bulbo’ e ‘Celebrate’ e o grupo ganhou o prêmio ‘Juno’. Mesmo alcançado sucesso nacional, Molly Johnson iniciou uma carreira paralela como cantora de jazz. Em 1992, revisitando clássicos do jazz dos anos 30 e 40 evocava a aura de uma época passada de clubes esfumaçados. Através dos anos, se tornou uma das vocalistas de jazz com maior prestigio do Canadá a partir dos bastidores minúsculos da boemia de ‘Cameron Public House’, no centro de Toronto, para finalmente aparecer em locais de prestígio da cidade, com um repertório que abrangia Duke Ellington, George Gershwin e Billie Holiday.

molly johnson

‘Molly Johnson’, o álbum de estréia de 2000 e gravado com o lendário violinista Stéphane Grappelli, mostra o talento precioso de Molly e incorpora todos os estilos musicais que ela domina. Na esteira desse álbum homônimo Molly Johnson encantou o público com ‘Another Day’, uma mistura bem sucedida de reggae, blues e gospel. ‘If You Know Love’ gravado em 2007, é um álbum de jazz-pop extraordinariamente envolvente e maduro para um público sofisticado, com Molly Johnson e seus colaboradores de longa data, o baterista Mark McLean, o baixista Mike Downes, flauta e sax com Colleen Allen, o guitarrista Rob Pilch e o pianista Andrew Craig, habilmente integrados no fraseado do jazz e na sensibilidade do pop. Destaque para a angustiante 'Streets of Philadelphia', cover de 'Bruce Springsteen', pelo seu impacto emocional e para a deliciosa bossa de 'Let's Waste Some Time'.

A diva canadense é também uma artista com consciência social. Além de suas realizações tanto como cantora quanto como compositora Molly é bem conhecida por seu compromisso com inúmeras causas beneficentes. Mais especificamente, como fundadora e força motriz que está por trás da ‘Kumbaya Foundation’, criada em 1992, para o cuidado de pessoas que vivem com AIDS. E o ‘Kumbaya Festival’ que começou como um encontro de amigos de Molly e de músicos canadenses e se transformou em um festival anual de música, arte, educação e compaixão. Em 2007, Molly foi homenageada com o 'Officer of the Order of Canada', distinção dada a ela pelo seu trabalho filantrópico para uma variedade de causas e por suas contribuições internacionais para as artes.

molly johnson - streets of philadelphia


molly johnson - let's waste some time


molly johnson (2000)

Molly Johnson (2000)

Tracklist
01. My oh my 02. Long wave goodbye 03. Diamond in my hand 04. Deep dead blue 05. Monkey 06. I will 07. It’s only love 08. Sweetest world 09. One hundred cigarettes 10. Night comes 11. Don’t explain

molly johnson - another day (2002)

Another Day (2002)

Tracklist
01. Summertime 02. I Must Have Left My Heart 03. Melody 04. Sweet Sublime 05. He's Got My Heart 06. Miss Celie's Blues (Sister) 07. Red Cardinal 08. Sleep in Late 09. Haunted 10. Another Day 11. Ooh Child/Redemption Song 12. Another Day (Radio Mix)

molly johnson - if you know love (2007)

If You Know Love (2007)

Tracklist
01. If You Know Love 02. Let's Waste Some Time 03. Tristes Souvenirs 04. Let's Do It 05. Sticks and Stones 06. Rain 07. Streets of Philadelphia 08. Sunday 09. Messin' Around 10. Tonight 11. But Not For Me 12. Northern Star 13. Avignon Blues

molly johnson - lucky (2008)

Lucky (2008)

Tracklist
01. Whatever Lola Wants 02. I Got It Bad (And That Ain’t Good) 03. Lush Life 04. If I Were a Bell 05. Ode to Billie Joe 06. Solitude 07. Lucky 08. It Ain’t Necessarily So 09. I Loves You, Porgy 10. Mean to Me 11. Willow Weep for Me 12. Gee Baby, Ain’t I Good To You 13. I’ll Never Smile Again 14. It Ain’t Necessarily So (Reprise)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...