elvis presley

Final dos anos 40. Para os mais conservadores membros da promissora sociedade norte-americana, nada poderia ser considerado pior do que o surgimento do rock´n´roll, música com 'alto potencial para perverter os jovens'. E foi com horror que essa sociedade teve que engolir em seco quando viram o cenário das rádios recheado de negros talentosos que subiam ao topo das paradas: Chuck Berry, Fats Domino e Bo Diddley. Mais assustador para esses conservadores, foi Little Richard, que além de negro, era homossexual assumido, usava maquiagem e um penteado exótico, e cravou nas paradas o hit 'Tutti Frutti', que se tornaria um hino do rock. Maquinou-se então, toda uma movimentação por parte das gravadoras na busca de figuras que reduzissem essa polêmica em torno do novo estilo musical, que pelo menos os jovens brancos de classe média tivessem heróis brancos, e preferivelmente com um 'comportamento mais razoável'. E assim, as gravações feitas por músicos negros foram relançadas, mas com intérpretes brancos, usurpando dos negros a sua gigantesca contribuição para o desenvolvimento do rock.

elvis presleyEsse desejo de encontrar algum rapaz branco capaz de cantar como um negro foi realizado pelo produtor e dono de um pequeno selo, Sam Phillips, que contratou o jovem Elvis Presley que só cantava baladas countries. Sam lançou o primeiro sucesso de Elvis, o hit, 'That´s All Right'. Em 1955, Elvis rompeu com Sam e assinou novo contrato com uma grande gravadora. Este foi o momento que marcou a real reviravolta na carreira de Elvis, com a gravação 'Heartbreak Hotel', lançada em 1956. A partir daí, Elvis gravou um sucesso atrás do outro, inclusive ‘Tutti Frutti’ de Little Richard, e ingressou no cinema. Em 1958, era o artista mais popular, arrastava multidões de jovens em seus shows. Suas atitudes se tornaram símbolo da rebeldia e a sensualidade de sua dança era objeto de culto desses jovens. Estava na hora de transformar Elvis em um 'artista mais respeitável', aos olhos da sociedade branca americana, o astro branco também tornou-se uma influência venenosa para os seus jovens. Neste mesmo ano, Elvis alistou-se 'voluntariamente' no exército americano para cumprir seu dever de cidadão; atitude que foi aplaudida por toda a classe média e imprensa norte-americana.

elvis presley

Presley recebeu sua convocação em 20 de dezembro de 1957...

elvis presley...e voltou para os EUA em 2 de março de 1960

Não demorou muito para o rock´n´roll entrar em rota de colisão com o moralismo político, sexual e religioso então vigente. O macarthismo estava no ápice de sua histeria, e certamente não daria ao rock um tratamento diferente do que era dado aos demais setores culturais, como a imprensa, a literatura, os quadrinhos e o cinema. Era preciso então promover uma 'higienização' do rock´n´roll, sem afetar, porém, os lucros dentro do grande mercado que o estilo movimentava até então. Uma imensa pressão vinda de diversos setores políticos e religiosos da direita se abateu então sobre os músicos. No final da década de 50, os poucos que não haviam sucumbido à pressão desses setores acabaram vítimas de episódios trágicos. Os músicos mais progressistas terminaram então renegados, marginalizados, presos ou mortos. O primeiro a pagar seu preço foi o próprio Elvis Presley, domesticado e submetido às gravadoras. Ao voltar do exército, Elvis nunca mais foi o mesmo, trocando a agressividade de seus primeiros anos pelas baladas românticas que caracterizaram todo o resto de sua carreira, que culminou com o astro apoiando a guerra e os programas governamentais do governo Nixon. No início dos anos 60, o rock encontrava-se domado e surgiram uma série de músicos 'limpos', como Neil Sekada, Paul Anka e diversos outros. E Elvis Presley, frustrado e decadente, tocando nos cassinos de Las Vegas.

elvis presleyElvis Aaron Presley nasceu na cidade de East Tupelo, no Estado do Mississippi, um centro do racismo americano. Possuia ascendência escocesa por parte do pai Vernon Elvis Presley, e sua mãe Gladys Love Smith, que posteriormente ficou conhecida como Gladys Presley. Vernon Presley foi um meeiro e motorista de caminhão e Gladys era costureira. Nos seus primeiros anos de vida, Elvis cresceu em meio aos destroços de um furacão que devastou sua cidade e privado da figura do pai, preso por estelionato. Com dez anos, Elvis participou de um concurso de novos talentos onde conquistou o segundo lugar. Na ocasião, cantou ‘Old Shep’, canção que retrata o desespero de um menino pela perda de seu cão. Elvis morou por bastante tempo em condições precárias, com 13 anos já trabalhava em várias atividades, foi lanterninha de cinema e motorista de caminhão. Nas horas vagas, cantava e tocava o violão que ganhou do pai. Reza a lenda que apreciava cantar na penumbra e até em breu total. Cantou no coro da igreja e recebeu a influência do blues.

elvis presleyTornou-se o ‘Rei do Rock'n'Roll’ e ponto de partida do rock e do pop atuais. Rebelde, agressivo e ruidoso, embora pudesse também parecer nostálgico e sonhador; mas, acima de tudo, era sexy. Por essas características, a juventude identificava-se com ele, embora fosse simultaneamente desprezado pelas gerações adultas. Sua carreira foi extraordinária em todos os sentidos. Os grandes sucessos sucediam-se sem parar, ora baladas melancólicas, ora músicas para dançar. Os seus mais de 30 filmes têm raízes nesta fama de cantor e ídolo de adolescentes. Com seu carisma e sensualidade, o cantor provocava reações histéricas nas platéias. O sinuoso movimento que executava com os quadris ao dançar valeu-lhe o apelido de ‘Elvis the Pelvis’. Em poucos anos transformou-se numa lenda, embora tivesse revelado perturbações de personalidade bem cedo. A partir do início da década de 70, entrou em franca decadência artística e pessoal. Sua morte em 1977, foi lamentada profundamente por seus fãs, oito milhões de cópias de seus discos esgotaram-se em apenas cinco dias. Graceland, a suntuosa mansão do cantor transformou-se em museu e ainda hoje é local de peregrinação de seus admiradores. Elvis Presley fascinou e inspirou imitadores que perambulam, com sucesso, pelo mundo. Elvis foi sem dúvida, um dos maiores fenômenos da música mundial. Não é exagero dizer que Elvis não morreu, sua figura carismática e sensual continua viva em suas músicas e nos corações dos fãs.

elvis presley - heartbreak hotel


The Essential Elvis Presley (2007)

The Essential Elvis Presley (2007)
CD 1    CD 2

Tracklist CD 1
01. Suspicious Minds 02. Blue Suede Shoes 03. Jailhouse Rock 04. Love Me Tender 05. Don't Be Cruel 06. King Creole 07. Hard Headed Woman 08. All Shook Up 09. Hound Dog 10. Too Much 11. Heartbreak Hotel 12. (Let Me Be Your) Teddy Bear 13. (Let's Have A) Party 14. That's All Right 15. One Night 16. (Now And Then There's) A Fool Such As I 17. A Big Hunk O' Love 18. Wear My Ring Around Your Neck 19. Crying In The Chapel 20. Stuck On You 21. Wooden Heart 22. Viva Las Vegas 23. (You're The) Devil In Disguise 24. Guitar Man 25. A Little Less Conversation 26. Welcome To My World

Tracklist CD 2
01. In The Ghetto 02. Burning Love 03. Always On My Mind 04. The Wonder Of You 05. I Just Can't Help Believin 06. There Goes My Everything 07. You Don't Have To Say You Love Me 08. An American Trilogy 09. Are You Lonely Tonight? 10. My Boy 11. Green Green Grass Of Home 12. Can't Help Falling In Love 13. Rock A Hula Baby 14. Return To Sender 15. Don't 16. (Marie's The Name) His Latest Flame 17. Good Luck Charm 18. Surrender 19. She's Not You 20. A Mess Of Blues 21. It's Now Or Never 22. Fever 23. Moody Blue 24. Way Down 25. My Way 26. If I Can Dream

2 comentários:

Borboletas de Jade disse...

Saudações Mrs Mara, uma vez mais meus sinceros agradecimentos pelo carinh e dizer que estou de volta depois de umas merecidas ferias, com direito a descanso, meditação e contemplação nas dobras do destino. Parabens pelo blog bem com a qualidade dos arquivos pela qual bebo sempre baixando e aprendendo. Forte abraço e via sempre em paz, hoje, sempre e um dia a mais - Mr. Butterfly

Naty Martins disse...

Incrivel post.Amo o Elvis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...